A tradicional Novena e Festa do Senhor Bom Jesus iniciou-se no ano de 1988. Para chegarmos lá, iremos contar a vocês como tudo começou. Embarque conosco nessa linda viagem ao tempo!
Por volta de 1920, nosso município tinha apenas um cemitério, uma pequena capelinha e alguns casebres. Com o passar dos anos e o aumento da população, a Capelinha foi recebendo cuidados e ampliações, até que muito tempo depois padre Agostinho João Beckhauser, acompanhado pelo Sr Pedro Coelho, visitou toda a região recolhendo recursos para a construção de um templo maior, que começou a ser feito em junho de 1962 ao lado da antiga capelinha já existente.
Como o acesso às cidades era muito difícil, a visita dos padres à nossa pequena comunidade, se complicava, mas o Padre Agostinho, se esforçava para fazer três visitas anuais e assim trazer o Bom Jesus Eucarístico a todos. Eram três dias de festa em cada mês: fevereiro era a Festa de São Sebastião, maio a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, e setembro a Festa do Senhor Bom Jesus. Essas festas também aconteciam em períodos próximos nas comunidades de Pouso Alto, Água Boa e Boa Sorte.
Naquele tempo o Padre passava por grande dificuldade para chegar aqui. Vinha montado em um burro trazendo todos os paramentos, alfaias e utensílios necessários para a celebração da Santa Missa. Chegava muito sujo, ora de poeira, ora de lama, mas mesmo assim vinha com alegria cumprir a sua missão. Apesar de muitas dificuldades e limitações o povo claropocense sempre encontrou maneiras de celebrar sua fé.
A “Festa de Setembro” era uma oportunidade para o povo se reunir e festejar. Nesse tempo aconteciam levantadas de bandeiras, folias, terços e novenas e todos aproveitavam a ocasião para passear, comprar roupas e calçados novos para irem à missa. Desde esse tempo a manifestação da fé e diversão eram traços fortes do nosso povo. Ainda nos mantemos assim! Somos um povo piedoso e fervoroso e celebramos até hoje a nossa fé no Senhor Bom Jesus.
No ano de 1988 chega a nossa comunidade o diácono Expedito, ele trouxe consigo Novos Projetos de Evangelização, Criação de Novas Pastorais e o Processo de Organização Paroquial Intensificado. Nesse mesmo ano, o diácono obedecendo às orientações da reforma Litúrgica do Concílio Ecumênico Vaticano II, transferiu a “Festa de Setembro” para o mês de Agosto, próximo a celebração da Solenidade da Transfiguração do Senhor (06 de agosto) dando início assim, à Tradicional Novena e Festa do Senhor Bom Jesus. Desde então, em homenagem a Ele (o senhor Bom Jesus), nós O celebramos todos os anos no mês de Agosto e nesse ano de 2024, estamos na 36° edição dessa linda celebração.
Texto retirado do Livro Paroquial escrito por: Padre Deangeles Carlos Araújo
Claro dos Poções, 31 de Junho de 2024