11ª Conferência Municipal de Saúde

Informativo da 11ª Conferência Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram no dia 14 de abril de 2023 a 11ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Garantir Direitos e Deveres e Proteger o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã vai ser um outro dia”. O evento foi realizado no Centro Cultural Wagner Manoel dos Reis, das 08:00h às 13:00h, contando com a participação de mais de 150 pessoas representantes de movimentos populares e sociais organizados, entidades e instituições públicas e privadas, interessadas no aperfeiçoamento da efetivação do controle social do SUS no município de Claro dos Poções.
Com objetivo de promover diálogo entre governo, profissionais da saúde e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS), eleger delegados para a Conferência Estadual de Saúde e eleger os novos Conselheiros de Saúde.
Durante a Conferência foram elaboradas e votadas propostas, tanto de abrangência municipal, como de abrangência estadual e/ou nacional. As de âmbito municipal foram encaminhadas ao Conselho Municipal e as propostas de âmbito estadual e/ou nacional encaminhadas à 10ª Conferência Estadual de Saúde e depois levadas à 17º Conferência Nacional de Saúde.
As propostas aprovadas serão comtempladas no próximo ciclo de planejamento de cada um dos entes federativos. Em nível municipal, servirão de subsídio para elaboração do Plano Municipal de Saúde e do Plano Plurianual de 2024-2027.